sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Recursos Didáticos na Educação Infantil: Ferramentas que Ensinam e Motivam.


Esse foi um dos temas abordados no 2º Seminário para Capacitação de Professores de EBD, promovido pela VINACC na versão X2 do Encontro para a Consciência Cristã 2010, e ministrado pela Profª Telma Bueno CPAD/RJ.
Ao participar deste momento de estudos com Telma Bueno, me senti muito feliz pelas abordagens trazidas por ela, e o melhor de tudo, sempre expondo bases bíblicas.
Achei muito interessante quando, logo no início da palestra, a professora afirmou que Deus é o maior Educador, pois sempre se utilizou de vários recursos para ensinar aos homens.
Uma das referências bíblicas que ela citou foi o texto de Hc. 2:2 que diz: "Então o Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão e tornando-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa." Percebemos neste versículo bíblico que o Senhor faz uma referência ao Outdoor, que é um meio publicitário exterior, disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou nas empenas de edifícios nas cidades. É inegável que essa visão que Deus deu a Habacuque pode ser considerada como um recurso para auxiliar a compreensão da mensagem que o Senhor queria passar.
Se por um lado, os adultos têm facilidade de compreender conceitos abstratos tais como Salvação, Santificação, Redenção, etc. Por outro lado, nossas crianças têm facilidade de absorver as informações mais concretas, sensoriais. Então, faz-se necessária a utilização de recursos que possam facilitar a compreensão das histórias bíblicas pelas crianças, visto que elas aprendem melhor quando usam os 5 sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato). 
Uma sugestão prática que foi dada pela professora Telma foi o seguinte: para uma aula que tenha por conteúdo: A Criação, em que Deus cria todas as coisas, árvores frutíferas, lagos, frutas, etc, o professor poderia, não apenas ler a lição, mas também trazer imagens de frutas para que os alunos aguçem a visão. Para se utilizar dos sentidos gustativos (olfato e paladar) as crianças também poderiam cheirar e comer as frutas que o professor levasse para aula, ou até preparar com eles uma salada de frutas.
Somente quando pensamos na prática é que conseguimos vizualizar a grande importância de se utilizar os recursos didáticos, principalmente com as crianças de nossa igreja.
Telma Bueno lista uma série de vantagens da utilização dos recursos didáticos na EBD, e que é de extrema importância de se relacionar aqui. Vejamos:
  • Atrai a atenção das crianças;
  • Enriquece a experiência sensorial;
  • Facilita a aquisição e fixação de conhecimentos;
  • Têm forte poder motivador e é considerado uma das mais importantes fontes de incentivo;
  • Estimula a imaginação e capacidade de abstração;
  • Economiza tempo;
Assim, podemos reiterar a grande importância de se utilizar recursos didáticos com as crianças na EBD, pois mesmo que os alunos possuam várias formas de apreender os conteúdos, teremos a certeza de que estaremos contribuindo sumariamente para o desenvolvimento das competências da aprendizagem de cada aluno, bem como a sua educação cristã.

Por Rosevan Marcolino de Andrade

3 comentários:

  1. A paz do Senhor irmão!

    A congregação do Novo Cruzeiro te parabeniza pelo seu cuidado em querer dar uma boa aula, como também por divulgar informativos do tipo “Recursos Didáticos na Educação Infantil: Ferramentas que Ensinam e Motivam.” Vamos somar conhecimentos fazermos sempre o melhor para Deus! Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Paz,
    Conheci seu blog por acaso, e é uma grata satisfação encontrar campinenses e universo.
    Já estou seguindo.
    Agora visite meu blog:
    http://auxilioebd.blogspot.com
    Paz

    ResponderExcluir
  3. ola! estou de mudança para o novo cruzeiro e gostaria muito de ir a esta igreja peço oraçao por mim e minha familia

    ResponderExcluir