domingo, 23 de maio de 2010

Missões: Qual a melhor maneira de realizá-la?

"IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA." (MC.16:15)

Estamos diante de um texto que nos revela a mais importante missão que o Senhor Jesus nos deixou aqui na terra: pregar o Evangelho da salvação a TODA criatura. Porém, existem algumas contestações no que diz respeito à maneira de como se deve fazer missões.
Uma das principais observações a serem feitas é que para se fazer missões deve-se haver preparação, pois, assim como dizia um irmão muito amado meu: "Fazer missões é pisar no terreno do 'cancão' ". Eu concordo com ele no seguinte aspecto: para que o crente possa fazer missões ele precisa ter o mínimo de domínio da Palavra de Deus. Isso implica dizer que quando o crente não frequenta a EBD; não vai ao culto de doutrina, em nosso caso nas terças-feiras; e nem busca o Senhor em oração dificilmente ganhará uma alma para o Reino de Deus. Sem contar que pode ser surpreendido por um endemoninhado e infelizmente não conseguirá ter autoridade de Deus para expulsá-lo.
Outro fator que é importante pensar ao fazer missões é que muitas vezes deixamos almas perecendo em nossas próprias casas em virtude de algum evento missionário. Largamos tudo em prol de um dia "fazendo missões", enquanto nossos vizinhos perecem sem conhecer a Palavra de Deus. É obrigação nossa evangelizar em tempo e em fora de tempo nossos vizinhos, amigos de trabalho, colegas de escola, familiares, etc, pois se Deus nos concedeu a graça da Salvação, temos que exercitar o evangelismo primeiro dentro de nossas próprias casas, mesmo que através de nosso testemunho. Valendo lembrar que o nosso testemunho é apenas uma prova de que Deus realmente nos salvou e nos regenerou, porém, não pode ser utilizado como desculpa de acomodado, em que muitos se apóiam dizendo: "Eu evangelizo só com meu testemunho."
Pratique o evangelismo dentro dos ônibus, no centro da cidade, não tenha pena de comprar um cento de folheto por R$ 1,50 para entregá-lo quando for resolver seus problemas seculares. Invista no Reino de Deus, pois Ele sempre recompensará àqueles que, de bom grado, investem em Seu Reino.
Muitos ainda acham que fazer missões é passar o ano todo se preocupando com os afazeres e num momento isolado em que é promovida uma "Viagem Missionária" participar desse evento. Definitivamente, não! Missões deve ser feita com responsabilidade e não como uma brincadeira ou como um lazer.
Algumas pessoas precisam entender que tudo deve ser feito com ordem e decência, pois o Apóstolo Paulo assim nos ensinou. Nesse sentido, a Igreja local não pode ser prejudicada em nenhum de seus departamentos ou eventos, nem muito menos esvaziada em prol de uma "viagem missionária".
Portanto, uma opção para se realizar uma preparação para uma grande evangelização é treinar o grupo no próprio bairro e também oferecer alguma capacitação dentro da leitura da Palavra dos versículos-chave do plano da Salvação: Jo 3:16; Rm 3:10, 22-23; Rm 6:23; dentre tantos outros, e até mesmo o versículo bíblico do "Ide... " de Jesus. Esperamos ter contribuído para uma reflexão sobre como e onde verdadeiramente devemos nos preocupar mais em fazer missões!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário