domingo, 6 de março de 2011

Escola Dominical no Brasil e no mundo

             A revista "Escola Dominical: Álbum histórico & Cronológico" publicado no ano de 2010 pela CPAD, em sua 2ª edição revisada e ampliada nos traz um breve histórico da Escola Dominical no Brasil e no mundo, como também algumas menções ao sistema de ensino implantado na época em que Jesus viveu na terra.
             Ao analisar o versículo: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo;" (Mt 28:19), percebemos que Jesus estabelece a missão de ensinar, através de um verbo no modo imperativo "Ide", Ele ordena a sua igreja que façam discípulos de TODAS as nações. Neste momento, percebemos a instituição dessa missão, que mais tarde servirá de base para a instituição da Escola Dominical.
             De acordo com os autores do texto dessa Revista, "A Escola Dominical nasceu para servir como ensino público gratuito, orientado pelos princípios da educação cristã, vindo posteriormente o governo britânico oferecer o sistema de educação pública e se responsabilizar oficialmente por ele." (ANDRADE et. all., 2010, p. 04). Assim, a intenção primária da escola dominical seria o ensino da leitura e compreensão de textos, tendo por base, os textos bíblicos. Porém, outro tipo de escola que surge na América do Norte é que vai dar origem ao nosso sistema de Escola Bíblica Dominical, pois este modelo é voltado para o estudo direcionado da Palavra de Deus, servindo para a edificação espiritual dos que aprendiam. A partir de então, a Escola Dominical passa a ser um momento especial da semana, pois promovia principalmente a comunhão, o discipulado, de maneira pedagógica, com vistas no engrandecimento do Reino de Deus. Não se pode esquecer de frisar que um dos precursores da Escola Dominical nessa fase moderna foi o inglês Robert Raikes que por volta do ano de 1780 ministrou as primeiras aulas para crianças acerca de instrução moral, aritimética, conhecimentos bíblicos dentre outros.
            No entanto, o ato de ensinar está intrínseco nas linhas e entrelinhas das histórias bíblicas, desde o tempo de Moisés, passando pelos tempos dos reis, bem como pelos profetas, chegando até a Jesus Cristo e a igreja primitiva. Se não fosse essas influências, não teríamos a Escola Dominical de hoje.
            Já no Brasil, o sistema da Escola Dominical foi trazida pelos missiorários escoceses Robert e Sara Kalley por volta do ano de 1855, em Petrópolis no Rio de Janeiro. Embora, apenas cinco crianças tivessem assitido aquela aula inaugural, foi o suficiente para que esta obra florescesse e nos trouxesse benção tal, como é a nossa Escola Bíblica Dominical. (cf. ANDRADE et. all. , 2010). De acordo com Andrade (et. all), "Essa mesma ED deu origem à Igreja Congregacional no Brasil." (ANDRADE et. all, 2010, p. 07).
            É de grande importância conhecer este histórico para que possamos a cada dia aperfeiçoar a nossa Escola Bíblica Dominical para podermos oferecer o melhor ensino no que concerne à Palavra de Deus, fazendo com que vidas sejam edificadas e possam se tornar multiplicadoras dessa Palavra tão maravilhosa que é a Palavra de Deus. Palavra doce como o mel, como se afirma no Salmo 119, versículo 103:  "Quão doces são as tuas palavras! ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.". Louvemos, pois, ao Senhor, que nos deu a opotunidade de sermos parte integrande da Grande Comissão, chamada para pregar esse evangelho.

Por Rosevan Marcolino de Andrade
            
              

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